Cid Gomes faz balanço de 2009 na abertura dos trabalhos da AL

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), abriu, na manhã desta terça-feira (02/02), os trabalhos da 4ª Sessão Legislativa da 27ª Legislatura. Durante a sessão solene, o governador do Estado, Cid Gomes, fez um balanço das realizações e resultados alcançados em 2009 e apresentou os projetos e planos para o exercício de 2010. Após a prestação de contas, o governador abriu espaço para debate com os parlamentares. O presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), elogiou a iniciativa e disse que a Mesa Diretora se sentia lisonjeada com a “inovação”.
Cid Gomes manifestou sua satisfação em apresentar resultados, segundo ele, “concretos e consistentes”, à sociedade. As realizações se respaldam, explicou ele, nas demandas e compromissos assumidos por seu Governo, que encerrou o ano de 2009 com uma gestão que ele classificou de “exitosa”. “Tenho consciência de que todos os bons resultados se espelham no trabalho árduo da nossa equipe de Governo, a qual se manteve incansável na luta por um Estado mais equânime em sua oferta de serviços”, disse.
Na avaliação dele, a ênfase dada à realização de uma gestão pública por resultados, permitiu todo o processo de planejamento, orçamento, avaliação e gestão de alcance dos resultados estratégicos setoriais definidos, “conferindo transparência à gestão pública e assegurando o exercício do controle social”.
Nesse contexto, Cid Gomes destacou alguns ganhos, como, por exemplo, o Eixo Econômico para uma Vida Melhor, “que é um dos grandes eixos de atuação do meu Governo”, citou ele, que busca promover o crescimento com sustentabilidade. Quanto ao comportamento do PIB estadual, o governador informou que o estado fechou o ano de 2009 com desempenho acima dos 3%, um crescimento superior ao nacional. O alcance do equilíbrio fiscal também foi outra conquista comemorada pelo governador, o que permitiu a ampliação de investimentos mais estratégicos.
Ele lembrou que mesmo com um contexto econômico sinalizando um ano de arrefecimento econômico, o Estado conseguiu responder com uma política com um grande volume de investimentos, associada à política de redução da carga tributária.
O Governo também conseguiu superar as projeções de captação de recursos através de contratos e parcerias que viabilizarão investimentos da ordem de R$ 3,55 bilhões para 2010, “reafirmando a imagem e a credibilidade do Estado ante a antagonismos nacionais e internacionais”, destacou o governador. Ele informou ainda que os gastos com saúde e educação ultrapassam os limites legais de 12% e 25%, respectivamente, alcançando os percentuais de 17, 16% com saúde e 28, 33% com educação.
Finalizando, Cid Gomes afirmou que 2010,que há pouco se iniciou, encerrará um período de gestão exitosa e “que será um divisor de águas para um novo patamar de desenvolvimento”.

Comments (0)

Postar um comentário