Prefeita pede apoio de todos os vereadores

Na abertura dos trabalhos, ontem, o vereador Salmito Filho anunciou um novo serviço do Legislativo

A Câmara Municipal de Fortleza iniciou, ontem, as atividades legislativas deste ano. Durante a sessão de abertura, na parte da manhã, com a presença de 30 vereadores, o presidente da Casa, Salmito Filho (PT), e a prefeita Luizianne Lins (PT) fizeram questão de demonstrar que, apesar das divergências de pensamentos entre eles, os dois compartilham uma boa relação e conseguem conciliar bem os trabalhos do Legislativo e do Poder Executivo.
Durante os discursos, os dois petistas ressaltaram a importância da parceria e reforçaram a tese de que precisam trabalhar juntos, com a ajuda dos demais vereadores, para garantir à sociedade benefícios. "A relação da Câmara com o Executivo é de harmonia, independência e autonomia", destacou o presidente Salmito Filho.
Em seguida, o petista ainda garantiu que não possui nenhum tipo de "desafeto. "A minha condição como presidente é fazer a Câmara crescer respeitando todos os colegas e sem colocar a minha questão pessoal na frente da partidária", avisou o petista.
Antes disso, ao usar a tribuna, após fazer um balanço da sua atuação nos últimos anos à frente da Capital cearense, Luizianne, que interrompeu as férias para estar na Câmara ontem, também falou da boa relação que, segundo ela, vem cultivando com o Legislativo.
A prefeita elogiou os trabalhos da Casa, disse reconhecer que é difícil para os parlamentares exercerem todos os papéis que lhes cabem e declarou: "Em 2010, eu queria continuar com a colaboração de vocês (vereadores) porque sem vocês eu não consigo governar bem".
Ainda no plenário, Luizianne e Salmito tocaram sutilmente no debate sobre a possibilidade de construção do estaleiro Promar, empreendimento do qual os dois petistas também discordam, já que a prefeita é contra e o presidente foi convencido pelo governador e é favor.
Luizianne Lins foi a última das autoridades a chegar à sessão de abertura da Câmara. Antes de começar o evento no plenário, o presidente Salmito, junto com o vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), e o vice-prefeito Tin Gomes (PHS), hastearam as bandeiras e somente depois de inaugurarem o Câmara Móvel, um trailer que vai estar, primeiramente nos terminais da cidade, e depois segue visitando os bairros, é que começou o evento no plenário.

Mensagem
A prefeita Luiziann e Lins não chegou a tempo de prestigiar o começo do evento que teve início no pátio externo da Casa. Ela chegou somente quando os trabalhos dentro do plenário já estavam sendo abertos.
Luizianne não leu a mensagem prefeitural que entregou ao presidente da Câmara por que o texto era longo, ao invés disso, ela pontuou as principais obras que estão em andamento na cidade e destacou as dificuldades que Fortaleza enfrentou no ano passado em função da queda dos repasses ocasionado pela crise iniciada em 2008.Durante seu discurso, o presidente Salmito Filho também destacou algumas ações da Câmara Municipal e reafirmou que a prioridade da Casa este ano é chegar mais perto da comunidade e para isso vai contar com o Câmara Móvel.
O ministro da Previdência, José Pimentel, também esteve na reabertura dos trabalhos da Câmara e destacou os números da previdência relativos ao ano passado. Durante seu discurso, o petista assegurou que 2010 será "o melhor ano da economia no país".

Serviço
O presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), inaugurou, ontem, o Câmara Móvel. O equipamento é a "surpresa" que o petista havia informado que anunciaria aos vereadores e funciona como uma espécie de trailer que vai percorrer os bairros da cidade ouvindo a população.
O Câmara Móvel, que possui duas salas onde irão funcionar a Sala do Empreendedor Individual e a Ouvidoria da Câmara, custou R$ 74 mil e foi pago com recursos dos cofres do Legislativo Municipal.
De acordo com Salmito Filho, o Câmara Móvel vai estar, primeiramente, nos terminais de ônibus da cidade escutando a população. "Nós ouvimos as pessoas e queremos levar não só os vereadores, mas a Câmara também aos bairros da cidade", explicou o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Comments (0)

Postar um comentário