IJF vai convocar 51 profissionais de saúde

Os contratos vão ajudar a completar as escalas e os setores que estão com carência de profissionais

O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital referência no tratamento de traumas, contará com mais 51 profissionais de saúde. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, convocados a partir de concurso público realizado em 2008. A nomeação será feita hoje, pela prefeita Luizianne Lins, em ato marcado para às 15 horas, no auditório do Paço Municipal.
Esta é a terceira convocação de profissionais para o Frotão realizada pela Prefeitura, totalizando 374 profissionais nomeados. Segundo com a assessoria da Prefeitura, com o preenchimento dessas vagas, completa-se as convocações.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alex Mont´Alverne, destacou que a contração de profissionais de saúde é um importante passo para melhorar ainda mais o atendimento no IJF, uma vez que o hospital vem expandindo o atendimento de pacientes em situação crítica.
Para o chefe do setor de Traumatologia do hospital, Marcos Antônio Rocha Afonso, o número de profissionais contratados é razoável. Eles deverão ajudar a completar as escalas e os setores que estão faltando profissionais. Mas, segundo ele, o grande problema não é a demanda de pessoal, mas o excedente nos atendimentos.
"O problema é que o Frotão tem uma demanda maior do que a sua estrutura suporta. Ele atende não só Fortaleza, mas todo o Ceará", reclamou.
Para o médico, o que está acontecendo no IJF é reflexo de todo um sistema de saúde que está sobrecarregando uma estrutura. Problema esse que vem atingindo diversas Emergências em todo País. O mal funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção primária e secundária é o que acaba sobrecarregando os hospitais terciários, acredita o chefe de traumatologia do IJF.

Concurso
Em cinco anos, o IJF realizou três concursos públicos. Ao todo, foram contratados 75 novos médicos, além de outros 248 profissionais da saúde como, farmacêuticos, técnicos de raio-X, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem.
No dia 2 de dezembro do ano passado, o Frotão convocou 25 médicos, 22 enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem aprovados no último concurso público do órgão. No edital de convocação, os técnicos de enfermagem eram orientados a comparecer ao hospital até o dia 4 daquele mês. Os demais profissionais, tiveram até o 18 para prepararem suas documentações e apresentarem-se ao trabalho.
O IJF, maior hospital de urgência e emergência do Estado e referência no atendimento a traumas. É importante que a população atente para o fato de que apenas os casos de alta complexidade devem ser encaminhados ao IJF.

Comments (0)

Postar um comentário