Uece decide anular as provas da 1ª fase

A prova de Conhecimentos Gerais da Universidade Estadual do Ceará deverá acontecer em janeiro de 2010

Pela primeira vez na história, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai reaplicar provas do vestibular. A decisão foi tomada ontem, em reunião entre a Reitoria, a Comissão Executiva do Vestibular (CEV), a Procuradoria Jurídica da Uece, o Ministério Público Estadual e a Procuradoria da República no Ceará.
A universidade deve divulgar, nos próximos dias, o novo calendário do vestibular. As provas da primeira fase provavelmente acontecerão em janeiro. Cerca de 27 mil candidatos, que estavam inscritos na primeira fase, deverão refazer as provas. A CEV informou que os procedimentos para a repetição do exame serão os mesmos utilizados no dia 29 de novembro.
As discussões tiveram início quando candidatos denunciaram marcações gráficas que indicavam a resposta correta nas provas de Conhecimentos Gerais, da primeira fase.
As denúncias foram levadas ao Ministério Público Federal, por meio de representações de quatro estudantes. O MPF, então, apresentou, à Comissão do Vestibular, um levantamento mostrando que houve padronização das atecnias nas provas, beneficiando alguns candidatos e prejudicando outros.
Diante do estudo técnico exposto pelo Ministério Público, a Uece resolveu refazer as provas, mesmo depois de ter anunciado que manteria a primeira fase, o calendário da segunda etapa e após ter dito que estava descartada uma possível invalidação das provas de Conhecimentos Gerais (foram anuladas apenas duas questões da prova de Língua Espanhola).

Prejuízos
"A medida foi tomada visando a respeitar a igualdade entre os candidatos", explicou o presidente da CEV, José Maria Santiago. Ele lembra que o MP não fez imposições à Uece, mas apenas mostrou que alguns alunos poderiam ter sido prejudicados com os erros nas provas. José Maria Santiago fez questão de ressaltar que todos os participantes do encontro que oficializou a decisão concluíram que não houve fraude. A universidade divulgou nota oficial no site da instituição comunicando a deliberação de refazer as provas da etapa inicial.
Segundo o procurador Oscar Costa Filho, a medida da Uece é digna de aplauso porque garante o direito dos candidatos.
Os estudantes terão de enfrentar, mais uma vez, o desgaste de um vestibular, acompanhado, principalmente, do nervosismo do dia das provas. Para o candidato ao curso de Medicina Daniel Medeiros, 25, apesar de haver o desgaste, vale a pena estudar por mais um mês e enfrentar novas provas do que abrir mão de um ano inteiro de investimento. "Assim teremos certeza de que estamos entrando por mérito próprio", afirmou. Antônio Filho, que também está tentando Medicina, concorda com Daniel. "O desgaste de ter de estudar mais e me submeter a novas provas compensa porque temos certeza de que não haverá fraude e todos os candidatos terão as mesmas oportunidades".

DENÚNCIAS
Alunos conseguem invalidação dos exames
O processo que envolveu a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve início quando candidatos denunciaram, para a imprensa, falhas gráficas que indicavam a resposta correta ou incorreta nas provas.
Em seguida, quatro estudantes oficializaram as denúncias ao Ministério Público Federal, que fez um levantamento sobre as questões que continham atecnias. Do total de 2.160 quesitos, o MPF apurou que 240 apresentaram marcações, sendo 60% dessas indicando as respostas corretas. De toda a prova, 5% corresponde a questões que apresentaram erros apontando a opção certa.
Em vista das evidências, o Ministério Público apresentou questionamentos à Comissão Executiva do Vestibular (CEV) da Uece. A universidade decidiu, então, adiar o resultado, que seria divulgado no dia 14 de dezembro, para avaliar os questionamentos do MPF. Após negociações, a Uece deliberou pela anulação da primeira fase.


LINA MOSCOSO
REPÓRTER

Comments (0)

Postar um comentário