Ciro Gomes cresce mais de 10% no 2º turno

Em um dos cenários da pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, no qual mostra um eventual segundo turno entre José Serra (PSDB-SP) e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), a vantagem de Serra diminuiu sensivelmente. Em setembro, o governador paulista tinha 51,5% das intenções de voto e, agora, tem 44,1%. No entanto, Ciro Gomes subiu de 16,7% para 27,2%, uma crescimento de mais de 10 pontos percentuais.
Em outro cenário inédito contrapondo Ciro e Dilma Roussef (Casa Civil), o deputado venceria a disputa com 35,1% das intenções de voto, enquanto Dilma teria 31,5%. A pesquisa mostra ainda que, quando Serra é substituído na disputa em primeiro turno por Aécio Neves (PSDB-MG), Ciro venceria as eleições com 25% dos votos, seguido por Dilma, com 21,3%. O governador de Minas aparece em terceiro lugar, com 14,7% dos votos, seguido por Marina, com 7,3%. Mais de 30% dos entrevistados não responderam ou se mostraram indecisos.

Intenções de votos
A pesquisa mostra que o governador de São Paulo, José Serra, continua liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 31,8% das intenções de voto, mas as candidaturas adversárias crescem. A ministra petista Dilma Rousseff aparece em segundo, com 21,7% das intenções de voto, seguida pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 17,5%. Marina Silva (PV) tem 5,9% das intenções de voto.
Esse cenário não foi avaliado na sondagem anterior, realizada em setembro pelo CNT/Sensus. No entanto, comparando com outro cenário - em que a candidatura de Heloísa Helena (PSOL) é substituída pela de Ciro-, há recuo da intenção de voto em Serra, que tinha 39,5% das intenções de voto. Na sondagem anterior, Dilma aparecia com 19% das intenções de voto e Maria com 4,8%.
Para a CNT/Sensus, o recuo na intenção de voto em Serra reflete a forte rejeição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, Serra caiu em média 15 pontos percentuais desde o ano passado - quando a pesquisa chegou a registrar índices acima de 40% de apoio ao tucano na disputa com os demais candidatos.
"Há queda acentuada do Serra se comparada com listas passadas. Há um ano, ele aparecia com percentuais que variavam de 45% a 49%. Houve uma queda de cerca de 15 pontos percentuais em um ano. O Serra caiu em função do apoio do Fernando Henrique, que coloca o governador como candidato principal do PSDB. Está clara a rejeição ao ex-presidente", disse.
Segundo a pesquisa, FHC teve a rejeição de 49,3% dos eleitores ouvidos pela CNT/Sensus em novembro - que não votariam em candidatos apoiados pelo tucano. Somente 17,2% dos entrevistados responderam que votariam em nomes apoiados pelo ex-presidente tucano.
O presidente Lula, ao contrário, teve índice de rejeição de apenas 16%, enquanto 51,7% dos entrevistados responderam que poderiam votar no candidato apoiado pelo petista. Enquanto Serra cai na pesquisa, o presidente da CNT avalia que Dilma cresceu na disputa. Com forte apoio do presidente Lula, Andrade acredita que a capacidade de transferência de voto do petista melhorou o desempenho da ministra na pesquisa.

EVENTUAL 2º TURNO
Dilma perderia para Serra e Ciro
Brasília. A pesquisa CNT/Sensus mostra que, numa eventual disputa em segundo turno nas eleições presidenciais de 2010, a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, venceria somente no confronto direto com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).
Dilma perderia num embate direto com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e também com o deputado Ciro Gomes (PSB).
Segundo a pesquisa, Dilma receberia 36,6% dos votos na disputa com Aécio, que ficaria com 27,9% das intenções de votos. No confronto entre Dilma e Serra, o tucano venceria a disputa com 46,8% dos votos, enquanto a petista teria 28,2%.
Apesar da derrota, Dilma teve leve crescimento se comparado com a sondagem realizada pela CNT/Sensus em setembro, quando ela recebeu 25% dos votos e Serra, 49,9%.
Na disputa entre Dilma e Ciro, o pré-candidato do PSB recebeu 35,1% dos votos, enquanto Dilma ficou com 31,5% dos votos.

Comments (0)

Postar um comentário