ATAQUE EM ORLANDO - ´Sinto muito´, diz atirador

O engenheiro Jason Rodriguez, 40 anos, pediu desculpas por ter matado a tiros uma pessoa e ferido outras cinco nos escritórios de uma empresa em Orlando, na Flórida (EUA), da qual foi demitido há mais de dois anos.
"Estou passando por um momento difícil. Eu sinto muito", disse Rodriguez à Polícia, enquanto era levado sob custódia após confessar o crime.
Segundo a Polícia, Rodriguez declarou falência recentemente. Ele ganhava US$ 30 mil por ano em uma loja da rede de sanduíches Subway e acumulava dívidas de cerca de US$ 90 mil. Rodriguez culpava "inimigos" na empresa Reynolds Smith & Hills, um prédio de 16 andares no Centro da cidade, por dificuldades que enfrentou para receber os benefícios de desempregado.
Ele trabalhou, segundo a rede de TV CNN, por 11 meses na firma como engenheiro em um cargo para iniciantes antes de ser demitido, em junho de 2007. "Eles me deixaram para apodrecer", disse aos policiais.
Os funcionários da firma reconheceram Rodriguez assim que ele sacou a arma e atirou em sua primeira vítima, Otis Beckford, 26 anos, na área da recepção, às 11h44 da última sexta-feira (8h44 no horário de Brasília). Beckford recebeu pelo menos dois tiros e não sobreviveu.
Ele entrou então no escritório e atirou diversas vezes, ferindo cinco outros funcionários da firma. Rodriguez rendeu-se sem resistência cerca de três horas depois do crime, quando policiais o viram pela janela da casa da mãe e pediram para que ele saísse, disse a chefe de Polícia de Orlando, Val Deming.
"Esta é uma tragédia, não há dúvida sobre isso, especialmente logo após a tragédia em Fort Hood, que está em nossas mentes", disse Deming.
Rodriguez trabalhava na área de planejamento da firma de transporte, mas seus supervisores disseram que seu trabalho não era bom o suficiente e, quando ele não melhorou, foi demitido. A companhia nunca mais ouviu falar dele até o dia do tiroteio no prédio.
"Isto é realmente um mistério para nós", disse Ken Jacobson, conselheiro legal da firma. "Não havia nada que indicasse ressentimentos", acrescentou. Rodriguez disse aos detetives que a companhia o demitiu sem justa causa e que o fez parecer incompetente. Ele afirmou ainda que ficou sem emprego por um ano e meio antes de conseguir o trabalho no Subway.
Como não conseguia trabalhar horas suficientes para aumentar a renda, ele pediu demissão e apelou para o seguro desemprego. Quando o pedido não veio, ele culpou a Reynolds, Smith and Hills, acreditando que os ex-empregadores estavam prejudicando-o. O tiroteio aconteceu um dia depois que um psiquiatra militar matou a tiros 13 e feriu 31 na base militar de Fort Hood, no Texas.


fonte DN

Comments (0)

Postar um comentário