Jacaré é encontrado no Rio Acaraú


Equipes da Companhia de Policiamento e Meio Ambiente (CPMA) e do Ibama de Sobral deverão seguir hoje para o município de Granja, para tentar transportar um jacaré, com pouco mais 1,70cm de comprimento, capturado por pescadores daquela cidade.
O réptil, que passou a ser visto há cerca de três semanas por pescadores e moradores das proximidades do Rio Coreaú, foi capturado no fim da manhã de sábado pelo pescador Benedito Eliomar Pereira de Lima.Ele contou que o animal passou a ser visto nas águas do Rio Coreaú entre a barragem e a maré, no fim da tarde e também no amanhecer do dia. "Ficamos vigilantes por todos esses dias e quando foi sábado conseguimos capturá-lo depois de duas tentativas", contou o pescador, que mantém o animal sob sua guarda. "Durante a noite eu levo ele para uma casa onde tem grades e de dia trago para esta lagoa para se refrescar", afirma.A presença do réptil tem atraído pessoas de diversas localidades da cidade. Francisco Ferreira de Almeida, é um deles. Ele disse que não cansa de fotografar o jacaré.
"Imagino que possa existir outros no mesmo lugar uma vez que falaram que este daí fugiu de cativeiro".Benedito Lima acredita que a captura do jacaré só foi possível porque o animal estava muito faminto. Sobre a aparição do jacaré, ele opina que deve ter sido por causa das cheias do Rio Coreaú deste ano. "Nós não temos dúvida de que ele foi arrastado de algum criadouro quando das cheias de abril".A notícia da presença do animal nas águas do Rio Coreaú tem afastado banhistas e pescadores.
"Ninguém tinha mais coragem de tomar banho nem de pescar com medo de ser atacado pelo jacaré", disse Francisco Ferreira, acrescentando que o animal se sentiu acuado devido à maré. "Como a água a partir do ponto onde foi capturado é salgada e águas do rio já baixaram em alguns pontos, o animal ficou sem ter para onde ir".Em contato com o comandante do 3º Batalhão de Policiamento em Sobral, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, a CPMA foi informada da captura do jacaré ainda no sábado. "Conversei agora a pouco com o sargento João Sousa e ele me disse que a falta de um carro apropriado para o transporte do jacaré foi o que impossibilitou pegá-lo, mas que, ainda hoje, o transporte será feito", disse Gilvandro, não sabendo informar para onde será levado o réptil.

Comments (0)

Postar um comentário