Aumenta demanda por carro-pipa no Interior

O abastecimento de água por meio de carros-pipas vai aumentar a partir desta semana. Atualmente, são atendidas 26 cidades e a estimativa é que passe para 66, conforme informou o chefe da 4ª seção do Comando da 10ª Região Militar, major Neiton Araújo, encarregado de supervisionar e fiscalizar a Operação Pipa nos Estados do Ceará e Piauí. Por mais que todos os reservatórios do Estado registrem um volume de 85,9% de sua capacidade total, com mais de 15 bilhões de metros cúbicos de água, as comunidades distantes da sede e longe dos açudes sofrem com o problema de abastecimento hídrico. Para atender à demanda dos municípios, o Estado conta, atualmente, com 166 carros-pipas e mais os recursos estimados em R$ 1,2 milhão por mês.Exemplo é o que acontece no município de Choró, em que as comunidades rurais estão localizadas a uma distância de 50km do reservatório.
"Os moradores não têm condições de pegar água nessas condições. Por isso, é preciso ter o abastecimento de água pelo carro-pipa", diz. Mesmo assim, quando comparada com a estiagem do ano passado, a demanda era maior, com mais de 100 cidades atendidas.Major Neiton Araújo informa, também, que moradores de várias cidades têm ligado para o Exército com a finalidade de serem beneficiados com o abastecimento, além de esclarecer como está a situação no município nesta estiagem. Para melhorar a condição, o atendimento é priorizado às residências que possuem cisternas de placas.
"Vamos atender às comunidades que possuem cisternas. A estimativa é que seja uma quantidade de água calculada em 20 litros por pessoa e por dia", diz o major Neiton.No entanto, o atendimento varia de acordo com as condições dos moradores e das residências. De acordo com major Neiton, há residências em que duas famílias dividem a mesma cisterna e o abastecimento deste reservatório deve ser realizado, pelo menos, duas vezes por semana. Para o trabalho, o Exército Brasileiro conta com o apoio de quatro unidades: 23º BC, 40BI, Parque Regional de Manutenção da 10ªRM e mais a participação do 10º Depósito de Suprimentos. As unidades são responsáveis também pelo cadastramento dos beneficiados e da fiscalização do serviço.

Comments (0)

Postar um comentário