Ciro Gomes irá transferir título para São Paulo

O pré-candidato à presidência da República, deputado federal Ciro Gomes (PSB), transfer hoje seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos.
Os dois deram entrevista coletiva à imprensa depois de um encontro que durou cerca de três horas. Ciro disse aceitar "com entusiasmo" a decisão partidária, que teve influência direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Campos garantiu que Ciro continua no páreo como pré-candidato à Presidência da República e considerou a decisão correta porque, segundo ele, Ciro estará no centro do debate no Estado de maior expressão em termos de população, economia, academia e meios de comunicação.
Embora ambos tenham afirmado que a transferência do domicílio não implicava a candidatura de Ciro ao governo de São Paulo - algo fora da discussão no momento -, o próprio Ciro não a descartou. Ele admitiu que "o instinto era de não fazer (a transferência)" mas havia deixado a definição nas mãos do partido, que amadureceu a ideia sem as suas emoções naturais".
"Vamos deixar todas as portas abertas, vamos fazer essa homenagem - com muito prazer - a uma das análises que o presidente Lula faz", afirmou, ao garantir que, se esse for o caminho, ele o aceitará também "com muito entusiasmo".
"Desde que ninguém vá me pedir que tenha intimidade com a rotina de São Paulo", reforçou. "Não tenho essa vocação, tenho a oferecer experiência, uma certa metodologia de convocar inteligências, e São Paulo está precisando".
Até março, no entanto, Ciro Gomes trabalhará visando a Presidência da República. "Me sinto fazendo política", resumiu, durante a entrevista em que atacou várias vezes o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o governador de São Paulo, José Serra. "Nosso adversário José Serra era ministro durante oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso que quebrou o governo três vezes", afirmou, sem especificar os Ministérios ocupados pelo tucano, para em seguida frisar que o que está em jogo em 2010 será institucionalizar os avanços conquistados no governo do presidente Lula.
Depois da entrevista, em que frisou que deve ao Estado do Ceará tudo o que é e foi na vida, Ciro seguiu para Petrolina, no sertão do São Francisco, onde, acompanhado do deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB), iria proferir palestra sobre economia.
Sua agenda anterior, que previa ida para o Ceará, foi modificada diante da decisão anunciada. O deputado estará hoje em São Paulo para a transferência do domicílio eleitoral.


DN

Comments (0)

Postar um comentário