Sinalização do TSE anima os candidatos

Ainda haverá uma audiência pública no TSE para discutir o aumento de vagas de deputados em alguns estados

Na disputa para conquistar mais cadeiras no Legislativo cearense na próxima eleição, alguns deputados receberam como boa notícia a possibilidade de o Ceará ter mais um representante na Assembleia Legislativa e outro na Câmara Federal. Isso vai depender da manutenção da redistribuição das vagas de representação popular proposta em minuta de Resolução publicada na última terça-feira, pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Apesar de ser apenas mais uma vaga, para o deputado Artur Bruno (PT), o fato de as cadeiras na Assembleia passarem de 46 para 47, aumenta a possibilidade e a chance dos partidos ampliarem suas bancadas. No caso do PT, atualmente com quatro parlamentares estaduais, sendo um suplente, a ideia é aumentar a representação do partido para sete.
Já a nível federal, Bruno pontua que a intenção é que seu partido consiga eleger cinco parlamentares, mas acredita que o número de vagas na Câmara dos Deputados permanecerá em 513, pois analisa que apesar de em alguns estados aumentar a representação popular, em outros haverá diminuição.

Todos
O deputado Osmar Baquit (PSDB) acredita que caso a minuta do TSE permaneça o aumento no número de cadeiras na Assembleia irá beneficiar a todos os partidos tanto os grandes quanto os chamados nanicos. No caso do PSDB o esforço será para eleger oito tucanos, e uma vaga a mais pode ajudar.
Questionado se a abertura de mais uma cadeira na Assembleia pode abrir a possibilidade de o partido investir em nomes novos com bases eleitorais distintas, Baquit respondeu que na sua avaliação, a renovação das bancadas no Legislativo cearense não será muito alta, deixando claro que muitos dos que atualmente tem assento na Casa poderão retornar.
Baquit destaca que caso a mudança proposta pelo TSE mude o quociente eleitoral, diminuindo-o, muitos partidos pequenos, possivelmente, conseguirão aumentar seus quadros. Contudo esclarece que, por hora, não se pode prevê tal alteração nesse cálculo.
Já para o deputado Heitor Férrer (PDT), se a minuta do TSE for mantida, o quociente eleitoral irá diminuir e aqueles partidos que tiveram dificuldade de eleger uma bancada maior, poderão eleger mais representantes no pleito deste ano. Na última eleição para deputado estadual o quociente eleitoral, lembra o parlamentar do PDT, era de 78 mil votos.

Comments (0)

Postar um comentário