POLUIÇÃO SONORA

Semam e Policiamento Ambiental fazem blitze, no fim de semana, para reprimir a poluição sonora de carros e casas

Foi um trabalho de rotina para os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) na chamada luta da Lei do Silêncio. Nas ações de sexta-feira a domingo, foram apreendidos 11 carros com som alto; oito estabelecimentos embargados por atividades sonoras sem autorização; oito por poluição sonora e seis autuados sem alvará de funcionamento.
A madruga de ontem deu um duro golpe nos ambientes que poluem sonoramente a cidade, atingindo donos de carros e proprietários de estabelecimentos comerciais. A operação começou às 23 horas, com a participação de fiscais da Semam e equipes de policiais do Ronda do Quarteirão. As blitze aconteceram nos bairros de Messejana, Conjunto Palmeiras, Maraponga, Itaperi e Água Fria.
A partir de denúncias de vários moradores que reclamavam do barulho de som, o primeiro alvo foram os veículos baseados no Posto de Gasolina Ideal, na Avenida Godofredo Maciel com a Rua Rosa Cruz.
A ação atingiu diretamente, José Airton Ferreira, que teve seu carro recolhido e, com ele, o sistema de som, que chegou a provocar 103,6 decibéis.
"Considero injusta essa apreensão. Estamos aqui nos divertindo e ninguém nos apareceu para dizer que estávamos agindo fora da lei", reclamou.
A blitz foi conduzida pelo coordenador da equipe de Controle da Poluição Sonora da Semam, Aurélio Brito. Ele afirmou que moradores de condomínios vinham reclamando sistematicamente do barulho produzido por som alto nos carros estacionados próximo ao posto.
O segundo alvo foi a churrascaria M.P Bar, na Avenida Paranjana. Os fiscais identificaram que o estabelecimento não tinha autorização para usar equipamentos sonoros e estava produzindo um som acima de 80 decibéis. Com isso, foram suspensas as atividades musicais e cobrado multa de R$ 3.921,00.
"Considero esse procedimento injusto, porque o barulho não era tão elevado. Estamos oferecendo emprego", disse Jakciane Aristides Pereira, proprietário do estabelecimento.
O terceiro alvo da madrugada foi a churrascaria Estrela, no cruzamento das Avenidas Paranjana e Expedicionários. Apesar do local ter licença para uso de equipamentos sonoros, o nível de decibéis fez com os fiscais embargassem o local.



MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Comments (0)

Postar um comentário