Trânsito mata 1.400 por ano

Feridos chegam a 92,1 mil desde 2002. Ontem, Governo Federal iniciou campanha sobre o Dpvat, seguro da vítima.

A estatística de acidentes de trânsito no Ceará revela números de uma carnificina. Desde 2002, 10.483 pessoas já morreram nas ruas, avenidas e rodovias do Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), atualizados até o último mês de agosto. A média de mortes chega a 1.398 vítimas fatais por ano, entre 2002 e 2008.
O total de feridos em acidentes de trânsito entre 2002 e agosto último chega a 92.140 pessoas, ou 11.992 vítimas não-fatais por ano. Ao todo, foram registrados 243.480 acidentes no período citado. A estatística do Detran inclui dados obtidos com outros órgãos como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Comando do Policiamento do Interior, Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística.
Familiares de vítimas fatais de acidentes de trânsito, inválidos parciais ou permanentes e acidentados que tiverem despesas com hospitais, médicos, remédios e fisioterapia têm direito a receber o Seguro Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). No entanto, apenas uma minoria da população tem conhecimento desse direito. Para mudar esse quadro, o Governo Federal iniciou ontem campanha publicitária de esclarecimento sobre o benefício.
No Ceará, o Sindicato dos Corretores de Seguros, Capitalização, Previdência Privada e de Empresas Corretoras de Seguros do Ceará (Sincor-CE), atende gratuitamente aos beneficiários do Dpvat. De acordo com o presidente , Manoel Nésio Sousa, cerca de 40 pessoas por dia solicitam o seguro junto ao sindicato, das quais apenas duas ou três chegam com a documentação completa. Outro esclarecimento é que o dono do carro não precisar ter pago o DPVAT para que as vítimas do acidente recebam o benefício.

Comments (0)

Postar um comentário