SÃO FRANCISCO - Festa reúne 6 mil em Canindé

Cerca de 6 mil devotos de São Francisco das Chagas participaram do encerramento, ontem, dos festejos alusivos ao santo, no município de Canindé, a 120 quilômetros de Fortaleza. A estimativa é do vigário paroquial da Basílica de Canindé, frei Adimar Colaço.
O pároco da cidade, frei João Amilton dos Santos, ao lado de outros franciscanos, celebrou uma missa às 17h, na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Em seguida, os fieis seguiram em caminhada pelas principais ruas de Canindé, com o São Francisquinho, que completa 243 anos de romaria. As comemorações começaram no último dia 24 de setembro.
No próximo ano, devido às eleições, a romaria acontecerá de 7 a 17 de outubro, segundo frei Jonaldo Adelino. Durante os dias de festejos deste ano, em torno de 1,5 milhão de pessoas participaram das atividades, de acordo com o pároco da cidade. A maioria, segundo ele, vem do Maranhão e do Piauí. "Foi uma festa bonita e participativa".

Personalidades
Também estiveram presentes na celebração o governador do Estado, Cid Gomes; o senador Tasso Jereissati, com sua esposa, Renata Jereissati; os prefeitos de Canindé e de Sobral, Cláudio Pessoa e Leônidas Cristino; entre outras autoridades. Para Cid, o governo deve apoiar eventos como esse. "O romeiro é muito importante. O alimento dele é a fé".
Depois de todos os compromissos religiosos, os romeiros tiveram a oportunidade de assistir ao show da cantora Elba Ramalho no anfiteatro da Praça dos Romeiros. A imagem, que seguiu um percurso de cinco quilômetros, ficou exposta para veneração dos fieis durante dez dias. A cidade de Canindé, durante esse tempo, ficou repleta de devotos de várias partes do Ceará e do País. Não tinha mais espaço para ninguém. Os abrigos ficaram superlotados e a previsão da Igreja Católica é de que os visitantes só deixem a cidade hoje.
Por São Francisco, os devotos enfrentaram estradas ruins, calor e poeira. Foi o caso dos romeiros de Codó, no Maranhão. Foram três dias de viagem protegidos pelo santo. Ao chegarem ao distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede, os devotos seguiram sentados em bancos de madeira fixados sobre a carroceria de 14 carretas para o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente, depois de receberem a bênção de frei João Amilton dos Santos.

Comércio
Durante os festejos, o comércio de Canindé movimentou R$ 10 milhões. Essa é a expectativa do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Plínio Gomes. "Todos que vêm não voltam para casa sem levar uma lembrança".



EVELANE BARROS
REPÓRTER

Comments (0)

Postar um comentário