Investigada fraude de combustível na Capital

Uma investigação sigilosa da Polícia Civil com a Agência Nacional de Petróleo começou a desarticular um esquema fraudulento de desvio e venda de combustível em Fortaleza. Na manhã de ontem, fiscais da ANP "estouraram" um depósito que funcionava na Rua Djalma Petit, no bairro Aerolândia, onde havia combustível estocado ilegalmente. As autoridades, no entanto, fazem segredo sobre o desenrolar das investigações e ainda não apontaram nomes dos envolvidos no caso.Moradores da Rua Djalma Petit informaram que vinham desconfiando da suspeita movimentação de caminhões-tanques durante as noites e madrugadas. Durante o dia, o local permanecia fechado. Na semana passada, a investigação teve início.
Ontem, cerca de 45 mil litros de álcool foram encontrados armazenados no local. O combustível agora está estocado à disposição das autoridades em local não revelado.
Movimento
O esquema fraudulento vinha sendo monitorado há dias. O combustível chegava ao local e ficava depositado até que fosse realizada a venda. Na semana passada, um caminhão-tanque entrou no depósito no decorrer da madrugada e saiu de lá carregado, indo parar em um posto de combustíveis situado na Avenida Engenheiro Santana Júnior, no Papicu.
No fim de semana, uma equipe de policiais civis, lotados no 13º DP (Cidade dos Funcionários), foi acionada e compareceu ao local. Ali, porém, ficava apenas um homem que fazia o papel de vigia das instalações do depósito e, ao mesmo tempo, abria os tanques para o armazenamento ou retirada do combustível irregular.No local existem, pelo menos, quatro tanques, cada um deles com capacidade para armazenar cerca de 15 mil litros de combustível, perfazendo um total de 60 mil litros a serem estocados no depósito.Ainda segundo o relato de moradores da área, sempre nas operações de entrada e saída de caminhões-tanques durante a madrugada, o vigia recebia, antes ligações através de um telefone celular, c que aparentava estar recebendo as instruções de como proceder com a chegada dos veículos pesados.
Segredo
No começo da manhã de ontem, os técnicos da Agência Nacional do Petróleo chegaram ao local sem o acompanhamento de policiais. Mas não encontraram dificuldades para entrar no prédio. O trabalho durou várias horas, com a medição do quantitativo de combustível que estava ainda armazenado.Em seguida, foi autorizada a retirada do produto, que passou a ser transportado para os caminhões-tanques mobilizados para a operação.
Os técnicos não quiseram dar declarações à Imprensa sobre o andamento do caso, nem qual a dimensão do esquema fraudulento.Amostras do combustível retirado dos tanques serão submetidos a análise laboratorial, pois existe a suspeita de que se trata de álcool de usina, impróprio para a utilização como combustível automotivo. Além da fraude, os técnicos da ANP levaram em consideração o risco para os moradores da área da presença dos tanques no local, já que não havia autorização para a estocagem.



FERNANDO RIBEIRO

Comments (0)

Postar um comentário