UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

A fundação do município de Acaraú data de 31 de julho de 1849, já história de ocupação do território do delta do Rio Acaraú pelos índios Tremembé vem antes da chegada dos portugueses.
Os portugueses fizeram um reconheciemento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.
Em 1608 instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a Aldeia do Cajueiro (hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a iplementação econômica às margens do rio Acaraú pelos portugueses, acontece com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses, oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.
O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações que depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do que mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilometros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.
No século XVIII, em 22 setambro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu , com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de Julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851.
O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de setembro de 1882.


Comments (0)

Postar um comentário