GOVERNADOR x DEPUTADOS

Está imperando o silêncio entre os que foram testemunhas da áspera discussão entre Cid e os deputados.
No dia seguinte ao episódio envolvendo o governador Cid Gomes (PSB) e os deputados federais Pedro Ribeiro (PMDB) e Vicente Arruda (PR), que acabou com a reunião programada para o Palácio Iracema do governador com os representantes cearense no Congresso Nacional, todos evitam falar sobre o problema, considerado constrangedor para todos os que estavam na gabinete de Cid Gomes, no final da manhã da última sexta-feira.
Como foi descrito na edição de ontem do Diário do Nordeste, tudo começou quando o deputado Pedro Ribeiro cobrou do governador a liberação dos recursos das emendas ao Orçamento que ele teria prometido aos deputados federais.
O governador, pelo que foi citado por alguns dos participantes, não gostou quando o deputado Ribeiro sugeriu que ele não estava cumprindo a palavra empenhada com os deputados. Os ânimos se exaltaram e houve troca de palavrões, depois que o deputado Vicente Arruda teria reclamado do tratamento dispensado pelo governador a Pedro Ribeiro.Cid mandou que os dois se retirassem do gabinete. Eles se negaram a sair e o clima ficou mais quente ainda, sob os olhares dos demais deputados, dez ao todo, e do senador Inácio Arruda. Cid foi quem saiu da roda para o banheiro.
Versões
O problema das emendas que o Estado liberaria para os deputados teria sido uma iniciativa do próprio governador ao conseguir que os deputados e senadores cearenses colocassem no Orçamento da União suas emendas diretamente em favor do Estado, recebendo, como prêmio, em emendas no Orçamento estadual, o valor correspondente ao que viesse a ser liberado pelo Governo Federal, geralmente, com muito atraso.De outra parte, entenderam alguns deputados que, só o fato de eles colocarem as emendas no Orçamento da União em favor do Estado já seriam credores do valor correspondente. Por conta desse entendimento vários parlamentares reclamam o cumprimento da promessa que teria sido feita por Cid.A mesma reclamação é feita pelos deputados estaduais que, também por iniciativa do governador têm direito a sugerir a construção de obras nos municípios que representam, até um montante de R$ 800 mil. Ainda na última semana, no plenário da Assembléia, o deputado Cirilo Pimenta reclamava que não havia sido construída a obra que ele sugeriu ao Estado.
fonte DN

Comments (0)

Postar um comentário