hoje Sábado é dia de levar as crianças para vacinar contra paralisia

Hoje sábado (19), as crianças com até 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite, ou paralisia infantil como é mais conhecida. Os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h.
O Ministério da Saúde alerta que crianças que estejam com febre ou qualquer infecção procurem um médico antes de tomar a vacina. A imunização deve ser adiada para quando ela estiver melhor.
A primeira dose da vacina foi distribuída em 20 de junho deste ano e atingiu 95,7% do público alvo nacional. As crianças que não tomaram devem procurar o posto de saúde mais próximo para receber uma dose extra.
A segunda fase da vacinação estava prevista para agosto, mas foi adiada para não sobrecarregar o sistema de saúde, ocupado com os atendimentos aos casos de gripe suína.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 115 mil postos de vacinação serão espalhados em todo o país, com 350 mil pessoas trabalhando na campanha. A vacina contra poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina.
Os bebês devem receber a vacina aos 2, 4 e 6 meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os 5 anos elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação.

Comments (0)

Postar um comentário