Cuidados com internet, cuidados com intimidade

A internet já é uma ferramenta indispensável na vida pessoal e profissional das sociedades abertas modernas. Até as maiores corporações do mundo são totalmente dependentes deste recurso que derrubou fronteiras, encurtou caminhos e conectou o mundo de forma instantânea.
Não se concebe mais enviar uma carta via correio para alguém para contar novidades. Hoje o e-mail transmite quase em tempo real um texto entre pessoas dos quatro cantos diferentes do mundo. A comunicação através da internet é um dos maiores passatempos de pessoas de todas as idades, raças, crenças, ideologias e opiniões. Os twiters, mais recente criação da comunicação, tornaram-se febre até mesmo entre artistas e jornalistas.
As empresas de recrutamento e seleção buscam seus candidatos pela rede mundial de computadores e avaliam (investigam) esses candidatos até mesmo pela internet. E é por isso que a ferramenta também pode prejudicar seriamente profissionais em busca de empregos.

Fique ligado

Um dos exemplos mais comuns é o Orkut, comunidade de relacionamento na internet, onde as pessoas praticamente expõem toda a sua vida a internautas que acessam sua intimidade através de um simples clique do mouse.
Por isso, cuidado! Até mesmo bandidos buscam informações de pessoas na internet para lhes aplicar golpes como os falsos seqüestros. Ligam para os pais de uma pessoa e são capazes de dar informações pessoais que logo convencem de que estão mesmo em poder daquele filho ou filha.
Na seleções de emprego, esta ferramenta também é utilizada para confirmar informações de perfil passadas por profissionais nos processos seletivos. Enquanto um candidato pode transmitir uma boa impressão através de seu currículo e até mesmo passar muito bem por uma entrevista de emprego, o seu perfil na internet pode dizer o contrário e acabar com chances de trabalho.
Será que uma empresa contrataria alguém que participe de uma comunidade como "Odeio acordar cedo", "Final de semana deveria ser todo dia" ou até mesmo "odeio trabalhar"? Muitas empresas utilizam essas buscas para conhecer melhor seus colaboradores e, principalmente, os candidatos a emprego.

Comments (0)

Postar um comentário