Bispo reprova divisão na Igreja

Intervenção de representante do Vaticano começa a surtir efeito entre lideranças religiosas do Sertão

Quixadá. Três dias após a visita do núncio apostólico do Brasil, o bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, divulga nota pública posicionando-se oficialmente sobre os problemas enfrentados pela Diocese de Quixadá. O pastor reprova qualquer divisão dentro da Igreja Católica. Também desaprova e proíbe a utilização de seu nome na formação de grupos ou em qualquer movimento. A carta foi divulgada através da Rádio Cultura.

Dom Adélio abre sua mensagem fazendo referência ao núncio: "Inicialmente quero deixar bem claro que o Sr. Núncio nunca me pediu alguma declaração, como nem deixou transparecer algum desejo que eu a fizesse. Escrevo, portanto, por minha própria livre e consciente iniciativa". Em seguida, o bispo emérito afirma aceitar toda e qualquer decisão da Santa Sé, a qual considerar oportuna para o retorno da paz e da concordância na Diocese de Quixadá. No documento, o religioso citou a expressão "verdade e caridade" quatro vezes.

Como bispo emérito, dom Adélio também reconhece dom Ângelo Pignoli como legítimo pastor da Igreja Católica, prendado de todos os poderes que o Direito Canônico lhe atribui. Ele encerra a carta pedindo aos fiéis para rezarem e que Deus ilumine a todos, e que ele não seja motivo de discórdia. Ele se despede informando que viajaria ontem para a Itália. Permanecerá lá até o dia 26. Participará das comemorações do centenário da Comunidade das Irmãs Pobres da Divina Providência.

Discordância

No último dia 7, as duas correntes de católicos se enfrentaram diante da residência episcopal, pouco antes do jantar previsto para o emissário do Papa Bento XVI. O grupo adversário ao atual bispo promoveu uma carreata, na maioria motocicletas, até aquele local.

Em seguida, bandeiras, buzinaço e gritos de ordem exigindo a substituição de dom Ângelo. Os fiéis convidados para a recepção do núncio se revoltaram com o desrespeito. Houve bate-boca. A polícia foi acionada para estabelecer a ordem.

Alex Pimentel
Colaborador

Comments (0)

Postar um comentário